Em se tratando de um estudo de implementação, as atividades rotineiras relacionadas ao programa de encoleiramento, incluindo o próprio encoleiramento, coleta de material biológico para avaliação de infecção canina e monitoramento entomológico, serão realizadas pelas equipes responsáveis pelas atividades do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral dentro da rotnin a dos serviços de saúde.
O uso desses dados para pesquisa será solicitado pelo coordenador da pesquisa, após aprovação do projeto por comitê de ética em pesquisa.. Em relação aos componentes “não rotineiros” relacionados à população canina (seções 4.5.2.1 e 4.5.2.2), estes serão apresentados ao Comitê de Ética no Uso de Animais da Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Piauí e demais centros participantes diretamente implicados na pesquisa.
Em relação aos componentes “não rotineiros” relacionados à população humana (seções 4.5.3.1 e 4.5.5.1), o projeto será apresentado aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade 18 Federal do Rio de Janeiro e demais centros participantes diretamente implicados na pesquisa.
Um Termo de Assentimento ou Consentimento Livre e Esclarecido será obtido junto a cada um dos participantes para condução desse estudo.
Para aqueles menores de idade além do consentimento informado do próprio será solicitado o consentimento dos pais ou responsáveis.