Avaliar a implementação do uso das coleiras impregnadas com deltametrina 4% em cães em municípios prioritários para a ações de controle da leishmaniose visceral humana e canina no Brasil.
Objetivos Específicos:
Estimar o impacto da implementação de um programa de intervenção baseado no uso de coleiras impregnadas com deltametrina 4% na densidade populacional de Lutzomyia longipalpis
Avaliar mudanças no padrão de alimentação (hábito alimentar) de Lutzomyia longipalpis associadas à implementação de um programa de intervenção baseado no uso de coleiras impregnadas com deltametrina 4%.
Avaliar o impacto da implementação de um programa de intervenção baseado no uso de coleiras impregnadas com deltametrina 4% na dispersão e sobrevivência de Lu. longipalpis.
Analisar o efeito da implementação de um programa de intervenção baseado no uso de coleiras impregnadas com deltametrina 4% na taxa de infecção natural de Le. infantum em flebotomíneos
Estimar o impacto da implementação de um programa de intervenção baseado no uso de coleiras impregnadas com deltametrina 4% na redução da prevalência e incidência de infecção canina por Leishmania infantum.
Analisar o efeito da implementação de um programa de intervenção baseado no uso de coleiras impregnadas com deltametrina 4% na circulação de Le. infantum em cães.
Estimar o efeito da implementação de um programa de intervenção baseado no uso de coleiras impregnadas com deltametrina 4% na redução da incidência de infecção e de casos clínicos de leishmaniose visceral em humanos.
Avaliar a frequência de reações adversas e de perda de coleiras impregnadas com deltametrina 4% ao longo do estudo e os principais fatores associados.
Avaliar o grau e qualidade da informação que a população tem sobre as coleiras impregnadas com inseticida para controle da LV assim como a aceitabilidade e a percepção sobre os riscos e benefícios dessa intervenção vis-a-vis a eutanásia canina e o controle vetorial com inseticidas de ação residual.